Recent Posts

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

5 dicas para melhorar a auto estima e ser uma mulher mais confiante







Eu decidi escrever essa série com 5 dicas para melhorar a auto estima e ser uma mulher mais confiante pois percebo que muitas das mulheres que acho maravilhosas não enxergam isso nelas mesmas. É difícil nos enxergarmos como realmente somos mas quando nos vemos de verdade somos mais felizes... eu não sou psicóloga e nem entendo de psciologia mas vou escrever baseada no que vivi e nas minhas experiências.



 


 Na escola sempre sofri ao que hoje chamamos de bullying, os meus cabelos cacheados sempre foram vítimas de chacota e zuação... e por muito anos eu nunca usava ele solto, quando comecei a soltar foi para fazer chapinha e deixá-lo liso... somado ao cabelo antes dos meus 16 anos fase que considero o ínicio da minha transformação no que sou hoje, eu era gordinha e tinha os cabelos cacheados curtinhos... Ou seja a mistura perfeita considerada fora do padrão de beleza. Todos gostavam das magras de cabelos lisos até a bunda. Eu era a ovelha negra e isso me fez sofrer muito e não tinha muitos amigos e me achava horrível. Vale lembrar que eu não me sentia feliz com o cabelo mais curto pois não me sentia confiante com ele... e hoje mesmo eu vi uma menina linda com os cabelos cacheados bem curtinhos e uma franja... ela estava maravilhosa pois dava para ver que ela se sentia maravilhosa, ela se amava! E também não era feliz gordinha pois me incomodava o meu excesso de seios e não poder usar certos tipos de blusa e os sutiãs me machucarem. Gostaria de deixar claro que sou a favor da beleza mas aquela que vem:


da Saúde
do Equilíbrio 
da Paz Interior
da Aceitação 
da Felicidade 
e do Amor a si mesmo e ao próximo! 


A transformação

Em 2005/2006 decidi parar de ser vítima e ser responsável pela minha felicidade. Minha mãe e eu começamos a fazer dieta com orientação médica e eu estava determinada a emagrecer, perdi ao longo de um ano mais de 20 kilos e durante todo esse tempo tive uma alimentação restrita em calorias na qual eu mesma me policiava anotando tudo o que comia. Paralelamente, comecei a tratar o meu cabelo em um dos melhores cabeleireiros afro de São Paulo, o que fez com meu cabelo crescesse mais hidratado e macio a apartir daí  comecei a valorizá-lo pois me identificava com as mulheres que iam no salão e tinham o cabelo como o meu. Somado a esses dois fatores um outro fundamental me tornou mais feliz, no meu colégio nesse mesmo período entrou uma série de alunos novos o que me possibilitou construir novas amizades com uma identidade mais confiante, eles me valorizavam porque eu comecei a me valorizar e graças a Deus 2006 foi um dos melhores anos da minha vida. Eu me sentia bem como eu era e me sentia feliz pelos amigos que havia conquistado. Detalhe eu só enxergo esse ano como um ano importantissímo para mim pois se passaram quase 6 anos e estou mais madura, naquela época com certeza não tinha essa noção de valor. Mas nem tudo é um mar de rosas, ainda em 2006 pelo excesso de perda de peso comecei a ter sintomas de aneroxia que é uma doença sérissima e deve ser leva a sério, mas me curei e hoje tento viver de uma forma mais equilibrada! ESSA SÉRIE SÓ COMEÇOU E ESCREVEREI MAIS SOBRE ISSO! 


5 dicas para melhorar a auto estima e ser uma mulher mais confiante 




1. Cuidar do cabelo
Idependente de qualquer coisa cuidar do seu cabelo é algo fundamental... seja ele liso, ondulado, ou cacheado. Cuide dele, assuma-o!!! Deus te deu esse cabelo por algum motivo e então faça o melhor que puder dele. Nunca deixe de arrumá-lo! Não importa se for para ir na esquina ou atravessar o Atlântico! Vá com o cabelo bem arrumado! Essse é o primeiro passo para se sentir bela! 





2. Se enxergar como um ser único
Ninguém é igual a ninguém! Você é ÚNICA! Se tal coisa funciona para tal pessoa pode ou não funcionar para você. Nos temos que nos adaptar ao que nós somos. A nossa estatura, formação óssea, cor dos olhos, tamanho da mão e do pé... nada disso pode ser mudado então exercite o seu amor por você mesma! Ame cada molécula do seu corpo pois você é especial e em versão exclusiva e limitada! 







3. Manter as unhas das mãos e dos pés feitas! 
Eu sei que isso parece meio papo furado... mas é sério... é importante manter as unhas sempre em ordem... É uma questão de ficar mais limpa e saudável... se você não gosta de esmaltes chamativos tudo bem... mas o importante é ter as mãos sempre bonitas e saudáveis pois são elas que fazem todo o trabalho para você e sem os seus pezinhosvocê não iria a lugar nenhum... sendo assim vamos valorizá-los e mantê-los da melhor forma que podemos! 
p.s preciso exercitar isso! 


4. Descobrir sua identidade e trabalhar nela. 
Uma coisa super mega importante é se questionar... saber o que você gosta, o que você não gosta... o que você prefere, o que você não prefere... quais são suas coisas favoritas e quais você detesta é fundamental para te dar um senso de identidade, sempre se questione mas busque com firmeza pelas respostas... ser a sua melhor amiga é se conhecer... Você precisa se conhecer para saber  o que te faz bem e o que a te deixa feliz... 





5. Exercitar a confiança
Você precisa acreditar que consegue para conseguir e isso tem que começar pelas pequenas coisas. Sabe aquela maquiagem que você acha linda mas não tem coragem de fazer... faça hoje! Sabe aquela paquera que você só olha... olha... e nada... vá lá falar um oi e puxar um papo.... O importante não é o resultado mas o fato de que você tentou... se a maquiagem não ficou assim tão boa ou a paquera não deu em nada... o que valeu foi a tentativa! A confiança tem que ser exrcitada diariamente! Acredite que você pode e com tempo sua confiança aumentará! 






Leitoras, essas dicas servem para mim também. Tem dias que eu jogo elas para o espaço e o meu dia não é tão bom quanto poderia ser.  Vou em busca de mais dicas! Pois eu descobri que eu amo me cuidar e amo ser Tamires!