Recent Posts

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Viagem ao Oriente, uma amiga compartilha suas lembranças de viagem!


Essa é a Kel, ela é uma amiga da faculdade! Eu a conheço há 3 anos e tenho que confessar que ela está cada vez melhor... e 2011 foi o ano dela... apesar dos momentos difíceis ela realizou sonhos, deu um upgrade no visual ( sério, ela está ficando fashion! representando seu poder nipônico) e como minha mãe me ensinou hoje o verbo desengessar... Ela está desengessando e se tornando uma mulher incrível... Com um exemplo tão perto de bem viver e de poder de construir a própria vida não pude deixar de entrevistá-la. Kel sou sua fã! E torço por muito por você!!!


PS. verbo desengessar by minha mãe: O poder de se libertar, de sair do normal, de arriscar, de não levar a vida tão a sério, nadar conforme a maré sem perder o charme e autenticidade, ser feliz feliz feliz sendo o que é! Saber viver a vida da melhor forma!


Essa Kel, um exemplo de como podemos fazer o 
que quisermos da nossa vida, e que quando damos o nosso melhor...
algo bom sempre acontece






1. Como foi ir para o Japão?






Osaka à noite





Okinawa: parece interior







Kyoto: templos, muitos templos



Tóquio e seu cruzamento 
mais famoso, um formigueiro de gente

Foi um sonho. Juntei dinheiro durante 2 anos. Esperei tanto por essa viagem! Ela foi muito especial porque fui com a mamãe. <3 O objetivo principal era participar de um festival em Okinawa (ilhazinha subtropical do sul do Japão). O festival (5th Uchinanchu Taikai) acontece de 5 em 5 anos e reúne descendentes do mundo inteiro – a comissão brasileira foi a segunda maior, só perdendo para a dos EUA, e levou umas mil pessoas do Brasil. Fechamos um pacote que passava pela China (Pequim e Shanghai) antes do festival, e para o Japão depois (Osaka, Kyoto e Tóquio).
Ficamos em Okinawa por uma semana, mas nem deu pra conhecer tudo – dizem que lá tem umas praias lindas na região norte da ilha e nas ilhas próximas (eu queria fazer mergulho!). Okinawa é  muito quente,  tipo calor de praia mesmo, abafado. Parece interior: tudo é muito calmo e sossegado. As pessoas são tranquilas e boazinhas. Uma delícia. 
Já Osaka, Kyoto e Tóquio são cidades grandes, e rola toda aquela correria que estamos acostumados. No Japão, eu me impressionei com umas coisas muito bobas e curiosas, tipo: privadas super high tech que até tocam música X privada que é uma latrina no chão, gargarejador (?), poluição sonora (tudo fala: o ônibus, a esteira do aeroporto, a escada rolante, as portas, os elevadores...), cruzamento de pedrestre em X, o estilo das japonesas, poluição visual (montoeira de cores, desenhos e ideogramas pra todos os lados) etc. etc. etc...

2. Como foi ir para Toronto e China?





Shanghai: um show de luzes!



Pequim: a maior praça do mundo e o céu eternamente branco por causa da poluição





Na verdade, só passei algumas horinhas em Toronto, para esperar uma conexão muito longa. Fizemos um city tour rapidinho, mas achei a cidade um charme! Tudo muito limpinho e em ordem, uma graça. ( fotinhos no fim do post!) 
Ir para a China: FOI uma loucura! Pequim e Shanghai são cidades exageradas em tudo: na população, nas bicicletas, nos arranha-céus imponentes, nas luzes, nas construções (há obras em todos os cantos)... é tudo muito impressionante. A noite é um show, principalmente em Shanghai. Parece Natal o ano inteiro. Achei tudo lindo! Subi a muralha (uau!), vi templos, a Praça Tianan'amen, a Cidade Proibida... absolutamente incrível. E abarrotado de gente (era feriado a semana inteira na China). Muita gente. Mesmo! 
Achei os chineses um povo muito rude, sem educação. Lógico que aí entram as diferenças culturais – sei que eu deveria ser mais tolerante, mas é ruim ser mal atendido nas lojas e restaurantes e achar isso normal. As pessoas não pedem desculpa nem licença, empurram e não tão nem aí (os lugares turísticos parecem a Sé em horário de pico, juro!). 
Enfim. Adorei a China, tirando os chineses. =P 



3. Qual o lugar da viagem você mais gostou?




Palácio de verão, em Pequim:
 o pôr do sol mais lindo que já vi



Da viagem toda mais gostei do Palácio de verão (Yiheyuan), em Pequim, na China.  Logo no segundo dia de viagem, presenciamos um acidente. Nosso ônibus tinha acabado de chegar num restaurante. Assim que descemos, vimos um ônibus desgovernado SEM MOTORISTA vindo à toda na descida, atropelando tudo: um carro, uma combe, e 4 pessoas. 3 morreram. Ali, na minha frente. Eu fiquei em choque, minhas pernas tremiam e eu não conseguia sair do lugar. Quando aconteceu, eu não entendi direito... Primeiro, vi cabelo no chão, um sapato de salto, e sangue escorrendo... Depois, pessoas esmagadas, uma mulher agonizando. Foi a coisa mais horrível que já vi na vida. Quando soube que 3 pessoas tinham morrido, eu fiquei tão triste, tão triste que não consigo nem descrever. Aquelas pessoas também eram turistas, assim como a gente. Fiquei triste pelos mortos, pela família e amigos deles... Poderia ter sido qualquer um de nós. O ônibus não nos acertou por questão de SEGUNDOS. Eu fiquei tão triste que achei que nunca mais ia me recuperar, de verdade. Achei que a partir dali eu seria uma pessoa incapaz de se livrar de tanta tristeza e melancolia. Pensei: "Pronto! Acabou a minha viagem. Como vou poder curtir sabendo que essas pessoas morreram na minha frente?".

O passeio seguinte ao acidente foi o Palácio de verão. Aquele lugar me curou e me fez entender a vida de um jeito tão bonito... Tipo aquelas coisas de só curtir o sol depois de uma tempestade, a alegria depois do sofrimento, ou, pra ser mais cult e citar Machadão, "as botas apertadas são uma das maiores venturas da terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar". Vai soar super piegas, mas é sério. O horário foi perfeito, e a conjugação pôr do sol + árvores + lago + brisa balançando as folhas suavemente me fez sacar que a vida é isso mesmo: as pessoas nascem e morrem estupidamente. Então é melhor aproveitar e tentar fazer alguma diferença. ;)
O Palácio de verão fez eu encontrar a minha paz. Depois disso, eu pirei nos jardins orientais, que são todos muito parecidos. Pena que esse lugar é só do outro lado do mundo...


Que testemunho... Deus nos presenteia com cada lição! by tara



4. O que achou do estilo das japonesas?


Japa girls


É uma loucura! Elas são super ousadas, não vejo as garotas daqui usando saias tão curtas (curtíssimas), botas tão compridas (até a coxa), ou botas mais curtas com meias até a coxa, e misturando tanto estampas e cores. Elas são todas magérrimas e gostam muito de mostrar as pernas. Mas acho que elas não sentem calor (estava calor!)... Regata, jamais. 
Eu achei que elas são muito exageradas na maquiagem (muito make nos olhos e cílios postiços). Elas parecem bonecas e fica bem falso.



5. Se você pudesse trazer 5 coisas do Japão para o Brasil, pode ser lugar, pessoas, costumes... o que você traria?



- Jardins orientais! São lindos e me inspiram paz. 


- Segurança. Eu que nunca tinha conhecido um país de primeiro mundo achei surreal poder andar na rua a qualquer hora do dia sem ter medo de ser assaltada! Sabendo que posso andar com uma câmera semiprofissional pendurada no pescoço e um mapa enorme na mão, dando pinta de turista, e mesmo assim ficar tranquila. Surreal! 


- Metrô. O metrô de Tóquio é outra coisa inacreditável. Dá pra ir pra qualquer lugar, tudo muito bem sinalizado, e todas as linhas se cruzam, uma maravilha. Fiquei sonhando com o dia que SP for assim... (Senta lá, Claudia!) 


- Educação das pessoas. Tudo é tão limpinho, todos são tão gentis e bonzinhos! 


- Máquinas de bebida espalhadas por todos os lugares.




6. O que você gosta de 
fazer em seu tempo livre? 

Além das coisas normais, 
que todo mundo gosta
 (assistir TV, ir ao cinema, sair com amigos, 
beber, dançar, ler etc.), VIAJAR! :)


7. O que a faz sentir confiante?

Pensar que estou dando o melhor de mim. 


8. O que é um dia perfeito para você?

Aquele que me faz sair da rotina, 
que faz com que eu me sinta viva.


9. Uma mensagem para 
uma vida melhor e mais feliz?

HAKUNA MATATA!
 Os seus problemas você deve esquecer. ;)
ou
"Não entre em pânico"
ou
42.




FOTOS




SHANGAI!





Adorei as fotos de Shangai! Quero muito uma camiseta i love shangai!




TORONTO!





Em breve estarei aí!!!


Aproveitando esse assunto que adoro trouxe mais algumas coisinhas especiais!

**************


Montagem com as fotos de Rodrigo Doi em sua viagem para a China!
Mulheres chinesas e seus rostos!







**************
Sites que valem a pena 
conferir para street style Japão!!!


http://stylefromtokyo.blogspot.com/

http://www.style-arena.jp/







EU amooooo os estilos das japa!!!!!!!!!!! e confesso mais quando eu tinha uns 14 anos passava horas navegando na internet só vendo street style de Tókio!!!! E teve uma fase que eu queria ser a Miyuki da Malhação!!!! hahahahahaby


Vou voltar aos meus 14 anos e pesquisar mais... relembrar sites esquecidos, 
saudades daquelas tardes fashions! 

**************


http://youcanmakeiteasy.blogspot.com/
Esse blog é demais, 
de um japa que realmente
 sabe viver a vida e a torna mais fáci!